Semana 2 /atividade 3
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
1 – Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim acredita que a educação não deve ser compreendida num sentido tão amplo como diz Stuart Mill, que define a educação como “tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Compreende os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homem, por coisas e instituições”. Durkheim afirma que de adulto para adulto é exercido influência e de adulto para criança é que existe educação.
2 – Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Durkheim ressalta em primeiro lugar a educação como o processo que leva a pessoa até a perfeição de que se é capaz.
Em segundo lugar a educação tem por objetivo “fazer do homem um instrumento de felicidade para si e para seu semelhante”.
As idéias ressaltadas se coincidem porque partem de um mesmo propósito, ou seja, uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens.
3 – O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
A observação histórica levando em consideração os conhecimentos construídos em gerações passadas, buscando atualiza-las de acordo com o momento em que se vive.
4 – De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Cada sociedade no decorrer da história formou um “conjunto de idéias” a partir de suas necessidades e a partir daí usa a educação como processo para moldar o homem ideal.
5 – Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado tem que suscitar na criança?
O ideal é moldar a criança de acordo com a demanda da sociedade, levando em consideração valores comuns exigidos por toda e qualquer sociedade.
6 – A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique?
Uma criança nasce com certas aptidões inatas, e a sociedade por meio da educação tem a incumbência de moldá-las priorizando as necessidades do meio a que está submetida.
7 – Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
“O homem não é humano senão porque vive em sociedade”, ou seja, o homem engrandece a sociedade e a sociedade engrandece o homem.
OBS: Diante das dificuldades encontradas, o trabalho acima foi discutido e elaborado em grupo: Carine Linhares, Débora Boff, Dulce Boff, Jucimara Medeiros e Liziani Evaldt.
1 – Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim acredita que a educação não deve ser compreendida num sentido tão amplo como diz Stuart Mill, que define a educação como “tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Compreende os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homem, por coisas e instituições”. Durkheim afirma que de adulto para adulto é exercido influência e de adulto para criança é que existe educação.
2 – Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Durkheim ressalta em primeiro lugar a educação como o processo que leva a pessoa até a perfeição de que se é capaz.
Em segundo lugar a educação tem por objetivo “fazer do homem um instrumento de felicidade para si e para seu semelhante”.
As idéias ressaltadas se coincidem porque partem de um mesmo propósito, ou seja, uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens.
3 – O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
A observação histórica levando em consideração os conhecimentos construídos em gerações passadas, buscando atualiza-las de acordo com o momento em que se vive.
4 – De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Cada sociedade no decorrer da história formou um “conjunto de idéias” a partir de suas necessidades e a partir daí usa a educação como processo para moldar o homem ideal.
5 – Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado tem que suscitar na criança?
O ideal é moldar a criança de acordo com a demanda da sociedade, levando em consideração valores comuns exigidos por toda e qualquer sociedade.
6 – A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique?
Uma criança nasce com certas aptidões inatas, e a sociedade por meio da educação tem a incumbência de moldá-las priorizando as necessidades do meio a que está submetida.
7 – Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
“O homem não é humano senão porque vive em sociedade”, ou seja, o homem engrandece a sociedade e a sociedade engrandece o homem.
OBS: Diante das dificuldades encontradas, o trabalho acima foi discutido e elaborado em grupo: Carine Linhares, Débora Boff, Dulce Boff, Jucimara Medeiros e Liziani Evaldt.
2 Comments:
At 4:00 PM, Mara said…
Carine: Não há qualquer problema em que tenham feito discussão/atividade de forma colaborativa.
Profª Mara Silva
At 6:29 PM, peadeliane said…
eliane disse...
Olá Kary, visitei o teu blog, li a atividade e percebi que pensas como Durkheim, pois ele é considerado um grande educador.Você concorda?
Beijos.
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