Kary

Sunday, October 22, 2006

ECS 5-weber
Os tipos puros de dominação legítima.
O texto de Marx Weber, desenvolve a questão de dominação, faz relações entre dominantes e dominados, nas nas quais se fundam a legitimidade, essa acarreta três tipos de dominação.
A primeira é a " dominação legal ", consiste um quadro administrativo, como uma empresa , há o membro que ordena e a classe que segue as leis, regras e todas as norms estabelecidas pelos " superiores " .
Segue então uma sociedade capitalista, onde os menores trabalham em função do crescimento, porém são submissos a classe superior, vendendo seu esforço por pouco, assim gera apenas o desenvolvimento dos poderosos ea diferença social, onde o rico fica cada vez mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre.
A segunda é a " dominação tradicional " , consiste naquele que ordena, que é o " senhor " , e naqueles que obedecem que são os " súditos", enquanto que o quadro administrativo é formado por "servidores" , esse pode ser considerado com a estrutura puramente patriarcal de administração, estes são completamente dependentes dos senhores, (escravos, servos...) ou extrapatrimonial, aqueles totalmente desprovidos de direitos (favoritos e plebeus).
Existem também os independentes chamados de "estrutura estamental" ; sua administração é autonoma, exerce suas funções ainda com limitações, por conta própia.Essa classe estabelece os donos(proprietários) e os demais que apenas usufruem, normalmente isso gera a desigualdade social .
A terceira e última é a "dominação carismática" , em virtude de devoção afetiva a pessoa do senhor e ao seu carisma, a autoridade carismática basea-se na confiança depositada em alguém que exerce algum cargo, como um líder religioso. Essa dominação é uma relação puramente pessoal.
Assim como o texto das das dominações, temos também alguns links sobre weber, onde mostram o seu comprometimento em demostrar as ações sociais e a sua ea sua influência na construção social.

8 Comments:

  • At 3:30 PM, Blogger Renata said…

    Carini, percebi que tivestes um grande entendimento do texto. Expos suas idéias com clareza e entendimento.
    Continue se esforçando que chegarás ao teu objetivo.
    BEIJINHOS...

     
  • At 5:26 PM, Blogger Liziani Evaldt said…

    Concordo contigo em relação a sua colocação sobre a sociedade, os líderes tendem a crescer progressivamente e os dominados a decairem a cada vez mais... Infelismente essa é a realidade, espero que um dia se reverta, é por esse ideal que lutamos sempre... Abraços!

     
  • At 5:31 PM, Blogger Patricia Barbosa de Freitas said…

    Carine ao ler o teu texto pude perceber que te preocupas com a realidade que vivemos e você não acha que muitas vezes assumimos o papel de dominado e dominador?
    Pense nisso!
    BJS Pati

     
  • At 6:40 PM, Blogger Dulce said…

    Oi Carine...
    Vivemos numa sociedade que nos preocupa um pouco, uns tem muito e muitos tem pouco. Weber nos faz ententeder um pouco mais a sociedade em que vivemos.
    Como é bom aprender né?
    Abraços!

     
  • At 7:11 PM, Blogger DeboraLegal said…

    Oi querida!!!
    Que sufoco hein...
    Mas o mais importante é que estamos vencendo todas as atividades e além de tudo aprendendo muito. Weber enriqueceu mais um pouco do nosso conhecimento.
    Beijinhos!!!

     
  • At 8:27 PM, Blogger BLOG DA PATTY said…

    Carine, gostei muito das tuas colocações à respeito do texto.Beijos!!!

     
  • At 6:37 PM, Blogger Rosi said…

    Cary,lendo seu texto percebi que você teve um bom entendimento do mesmo,tuas palavras são de fácil entendimento, porém expressam toda sua dedicação na elaboração de suas atividades.Abraços amiga!!!

     
  • At 10:05 PM, Blogger Stela said…

    Carine.
    Achei o texto tão difícil em sua leitura... parece que para você foi mais fácil, visto teu texto estar de fácil compreensão.
    Respondendo a pergunta da Patrícia:" é claro que essas relações de dominados e dominadores são bem específicas em nosso momento atual". pois as vivemos mais intensamente, principalmente nós, que trabalhamos na esfera municipal... Abraço carinhoso.

     

Post a Comment

<< Home