Kary

Thursday, November 30, 2006

Thursday, November 16, 2006

O trabalho de visita aos polos foi um trabalho diferente e criativo para que houvesse integração , entre nos alunos, porém dificultou muito o atraso da postagem das figuras.Enquanto entramos uma vez e postamos a atividade ou comentário, tivemos que procurar várias vezes, sendo que ainda não haviam postado até os dias do prazo.

Tuesday, November 07, 2006

ESC 7

Marx e Engels

Karl Marx foi filósofo e comunista alemão, ideólogo do comunismo científico e organizador do movimento proletáriado internacional.
Nasceu em Treves, cursou a Universidade de Berlim, onde estudou Direito, dedicando-se porém especialmente a história e a filosofia. Em Berlim ingressou no chamado "hegelianos de esquerda", que interpretava as idéias de Engels do ponto de vista revolucionário.
Não se limitando aos estudos teóricos, Max desenvolveu durante toda a sua vida, intensa atividade política, elaborando a doutrina do socialismo.
A contribuição do marxismo para a educação tem de ser considerada em dois níveis: o do esclarecimento e da Compreenção da totalidade social , de que a educação é parte, incluindo as relações de determinação e influência de que ela recebe de estrutura econômica, e o específico das discussões de temas e problemas educacionais.
Nem um pensador influenciou tão profundamente as ciências sociais contemporâneas como Marx.
"A educação do futuro devia nascer do sistema fabril, associando-se ao trabalho produtivo com a escolaridade e a ginástica."Essa educação se construiria no método para produzir seres humanos integralmente desenvolvidos.
Para Marx, a transformação educativa devia ocorrer paralelamente á revolução social.Para o desenvolvimento total do homem e a mudança das relações sociais, a educação deveria acompanhar e acelerar esse movimento, mas não encarrega-se exclusivamente de desencadeá-la, nem de fazê-lo triunfar.
Freedrich Engels
Engels foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou comunista.
Protetor do principal colaborador de Karl Marx, desempenhou papel de destaque comunista da doutrina comunista.
Na juventude, fica imprecionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família.Quando estudante, adere a idéia de esquerda o que leva aproximar-se do do seu companheiro "Marx".Assume por alguns anos a direção de uma das fábricas do pai em Manchester e suas observações nesse período formam a base de uma de suas obras principais:A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra pu- 1845.
Sem dúvida nenhuma, foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, conquistando assim um lugar de destaque na cultura Comunista.