Kary

Tuesday, November 07, 2006

ESC 7

Marx e Engels

Karl Marx foi filósofo e comunista alemão, ideólogo do comunismo científico e organizador do movimento proletáriado internacional.
Nasceu em Treves, cursou a Universidade de Berlim, onde estudou Direito, dedicando-se porém especialmente a história e a filosofia. Em Berlim ingressou no chamado "hegelianos de esquerda", que interpretava as idéias de Engels do ponto de vista revolucionário.
Não se limitando aos estudos teóricos, Max desenvolveu durante toda a sua vida, intensa atividade política, elaborando a doutrina do socialismo.
A contribuição do marxismo para a educação tem de ser considerada em dois níveis: o do esclarecimento e da Compreenção da totalidade social , de que a educação é parte, incluindo as relações de determinação e influência de que ela recebe de estrutura econômica, e o específico das discussões de temas e problemas educacionais.
Nem um pensador influenciou tão profundamente as ciências sociais contemporâneas como Marx.
"A educação do futuro devia nascer do sistema fabril, associando-se ao trabalho produtivo com a escolaridade e a ginástica."Essa educação se construiria no método para produzir seres humanos integralmente desenvolvidos.
Para Marx, a transformação educativa devia ocorrer paralelamente á revolução social.Para o desenvolvimento total do homem e a mudança das relações sociais, a educação deveria acompanhar e acelerar esse movimento, mas não encarrega-se exclusivamente de desencadeá-la, nem de fazê-lo triunfar.
Freedrich Engels
Engels foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou comunista.
Protetor do principal colaborador de Karl Marx, desempenhou papel de destaque comunista da doutrina comunista.
Na juventude, fica imprecionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família.Quando estudante, adere a idéia de esquerda o que leva aproximar-se do do seu companheiro "Marx".Assume por alguns anos a direção de uma das fábricas do pai em Manchester e suas observações nesse período formam a base de uma de suas obras principais:A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra pu- 1845.
Sem dúvida nenhuma, foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, conquistando assim um lugar de destaque na cultura Comunista.

3 Comments:

  • At 7:47 PM, Blogger Stela said…

    Carine, Marx foi um expoente dos tempos...Suas idéias são tão bem encaixadas em nosso viver diário, que poderíamos dizer, sem sombra de erro, que esse pensador está vivendo hoje. Nesse nosso tempo tão capitalista, onde as idéias das classes organizadas dominadas estão sendo tão difundidas, é necessário que tomemos nossa posição e nos organizemos para cobrar nossos direitos. Claro, tudo dentro do bom senso e com muita humanidade.Sem exageros, medidndo sempre aonde ela deve chegar, sem ferir, sem magoar, sem fazer sofrer!

     
  • At 1:32 PM, Blogger Mara said…

    Carine: Marx inverte a dialética de Hegel, posicionando-se contra o idealismo alemão. Ele era um materialista, ou seja, para ele as idéias são resultado das condições materiais de sobrevivência. É nesse sentido que ele aponta que as idéias dominantes em uma época, são as idéias da classe dominante, aquela que detém os meios de produção. Marx em determinado momento rompe com os Jovens Hegelianos. Não citastes a fonte usada para elaborar teu trabalho, mas deves voltar a ela buscando contextualizar a expressão "hegelianos de esquerda". Observa que os jovens hegelianos interpretavam, estavam ligados as idéias de HEGEL e não de Engels. Profª Mara N Silva

     
  • At 1:43 PM, Blogger Mara said…

    Carine: Além de voltar à fonte de pesquisa usada, procura explicar de que forma estás usando o termo ideólogo no primeiro parágrafo. Profª Mara N SIlva

     

Post a Comment

<< Home